----
Olá leitores do Sullivan Project, tudo beleza com vocês? Venho aqui trazer a segunda análise de hoje, do anime Dangan Ronpa Kibou no Gakuen no Zetsubou no Koukosei: The Animation (mas que nome exótico), ou simplesmente resumido a Dangan Ronpa The Animation. Lembrando aos leitores novos no blog, que meu objetivo na análise não é dizer se vale ou não a pena assistir o anime, e sim trazer a vocês os pontos positivos e negativos do anime para que vocês avaliem por vocês mesmos e decidam se vale a pena ou não assistir o anime.
Assisti Dangan Ronpa há duas semanas, não muito atrasado considerando que o anime é deste ano (2013), demorei quatro dias para assistir, são doze episódios ao todo e já foi confirmado uma segunda termporada, o anime é baseado em um jogo famoso de PSP. Bom, como é comum em nossas análises, vamos a parte wikipédia.
Momento Wikipédia:
Em dezembro de 2012, a revista Kadokawa Shoten Newtype anunciou que haveria um anime que seria a adaptação do jogo Danganronpa: Trigger Happy Havoc e se chamaria Dangan Ronpa: The Animation. Produzido por Leche e dirigido por Seiji Kishi, a série foi ao ar entre 4 de julho de 2013 e 26 de setembro de 2013 e foi transmitindo simultaneamente pela Funimation. O tema de abertura é "Never Say Never" por TKDz2b com rap fornecido por Jas Mace e Marchitect e Tribeca, enquanto o encerramento é "Zetsuboei: Hero Chiryoyaku" por Suzumu e Soraru.
Voltando a nossa análise:
Como puderam ler no momento wikipédia, o jogo é uma adaptação do game e bem fiel a ele, tem no total doze episódios e um tema de suspense/detetive e tem uma pegada uma bem "Game Survivor" estilo Mirai Nikki (só que os dois animes se distanciam por muitos outros motivos). Existem menos de vinte personagens no total e mesmo assim você consegue se apegar a todos eles, todos tem jeitos diferentes, muita personalidade e cada um com uma peculiaridade própria. O final, caso você não receba spoilers, surpreende muito e deixa o final aberto ao telespectador (ou talvez para uma possível segunda temporada).
Bom, diferente das outras análises, vamos começar falando sobre o enredo, pois já que é um anime, os pontos positivos e negativos farão bem menos sentido se não souberem o básico da história, como todos sabem, tento dar o mínimo de spoilers possíveis, pois bem, vamos lá:
Bom, a história começa com um colégio que reúne estudantes de elite em uma única classe. Para ser um estudante de elite, a pessoa tem um "talento" especial como ser super popular, super forte, super detetive, etc. Naegi, o protagonista, é convidado por ter super sorte e obviamente fica feliz decidindo aceitar o convite. Quando ele chega lá e está de frente pro colégio, recebe uma porrada na cabeça e desmaia, quando acorda, ele está num quarto totalmente trancado e somente com um bilhete que diz que haveria uma reunião as oito horas, ele está atrasado e sai do quarto e vai até o local da reunião.
Quando chega lá, há mais catorze estudantes de elite, eles também não entendem o que está acontecendo. Quando aparece um urso de pelúcia falante, que é meio branco e meio preto, tem olhos vermelhos e se chama Monokuma. Ele explica que a escola é totalmente trancada, e não tem como eles saírem dali... Nunca mais. A única maneira de o Monokuma deixar um deles sair, é ele se graduando, para se graduar, precisa se cometer um assassinato e não ser pego por isso. Após um assassinato, existe um "conselho de classe" que tem por objetivo analisar provas e dados e tentar achar o culpado, no fim, todos votam em quem acham ser o culpado, se a maioria dos votos apontar o culpado certo, ele é descoberto e morto, se a maioria apontar o errado, todos são mortos menos o assassino que se safa.
No começo, os alunos acham ridículos participar de algo assim mas Monokuma estimula de várias maneiras os assassinatos como ameaçar a família dos personagens e ameaçar contar o segredo mais obscuro de cada um.
Bom, como puderam ver, tem bastante o clima game survival com detetive, então vamos aos pontos positivos, negativos e neutros que é a parte principal da análise:
Pontos Positivos
1º - Enredo surpreendente e muito bom, você realmente fica vidrado em entender todo o mistério que cerca aquele colégio bizarro, você fica vidrado em saber qual será o próximo personagem a morrer e como será. E o mais importante, o enredo é muito imprevisível, difícil acertar o que vai acontecer ou quem vai morrer. Eu comecei assistindo para entender o que diabos era a daquele Monokuma e isso me fez ficar viciado no enredo.
2º - Personagens bom demais. Cansados daqueles personagens pastelões? Aqui tem personagens muito bons, claro, infelizmente também tem protagonista, Naegi resolve 80% dos casos quase sozinho, mas todos os personagens são muito bons, todos são muito diferentes um dos outros, com histórias boas e complexa. Adotei como meu personagem favorito o Togami Byakuya, ele é do melhor estilo badass e sempre muito frio, o tipo de personagem que eu gosto. E tenho certeza que mesmo entre tão poucos personagens (não chega nem a vinte), você acabará por escolher um favorito.
3º - Momentos detetives viciantes ao extremo. Lembram que comecei assistindo para entender o mistério do Monokuma? Isso mudou, o mais emocionante de assistir era esperar o tal "julgamento escolar" onde as pessoas juntariam provas e dados que tivessem do caso e precisariam acertar o assassino ou todo sairiam mortos e ele se safaria. Realmente vemos os casos mais variados e mais impossíveis serem resolvidos de formar muito épicas.
4º - Execuções fodas. Quando um assassino mata alguém mas é descoberto, ele terá que encarar a "Punição" de Monokuma, o mesmo vale para todos se tentarem acertar o assassino e errarem. Se tentarem atacar Monokuma, também serão mortos assim como quem quebra as regras.
As punições começam com o Monokuma tocando um grande botão vermelho, então a cena fica com gráficos do jogo de psp, o que é foda demais, e então começa, sempre de um jeito diferente mas relacionada ao talento especial de cada um, por exemplo, um super jogador de beiseball, pode ser amarrado a um tronco, e uma máquina que atira bolas de beiseball atira em uma velocidade incrivelmente insana mirando o jogador que será atingido brutalmente pela bola até ser morto, provavelmente por perda de sangue ou um órgão ferido.
Pontos Negativos
1º - Várias coisas mal resolvidas ou mal explicadas. O enredo é muito bom e os personagens cativantes mas parece que não hã esforço em se aprofundar nisso, sei que seria muito mais complicado mas gostaria mais de saber da vida de cada um, não só o talento e se ele vai ser morto. Por exemplo, no começo do jogo, estavam acontecendo poucos assassinatos e isto era chato para Monokuma, ele então estimula os alunos mostrando vídeos para eles onde pessoas ou coisas importantes para ele estavam mortos/em perigo. Vimos que para cada pessoa, isto é diferente, afinal, Naegi vê sua família feliz torcendo por ele, de repente a imagem muda e só está a sala da casa dele toda quebrada, revirada e cheia de sangue. Para a menina de cabelo azul que Naegi gosta, o que está em perigo é um grupo de cheerleaders a qual ela fazia parte. Só mostra deles, acho que seria muito bom ver o que o Byakuya Togami, herdeiro da família mais poderosa da cidade vê, por exemplo. Este é só um exemplo, tem vários de coisas mal explicadas ou mal aprofundadas.
2º - Censura que corta o clímax. Uma das coisas mais fodas com certeza é a execução dos personagens pelo Monokuma ou o assassinato por parte de outro aluno. É realmente broxante quando se tem um assassinato ou uma punição, vai mostrar o corpo com uma faca enfiada nele ou com a cabeça aberta ou algo do tipo, e é tudo infantil, com sangue rosa e não mostrando as partes boas. Não sei por que ele tem censura, provavelmente para atingir públicos de idade menor ou para vender uma versão blu ray depois sem censura.
Pontos Neutros
1º - Final aberto as pessoas. Relaxem, não terá spoilers do que acontece no final por que não acontece nada, simplesmente acaba um pouco antes de mostrar o que deveria acontecer, acredito eu que existam dois motivos para isso: Primeiro é deixar por parte do telespectador, criar seu final e deduzir o que aconteceu ou a segunda opção é que a segunda temporada deverá explicar o que aconteceu. Acho este segundo mais capaz já que o jogo dois é uma continuação direta do primeiro. Mas muitas pessoas gostam de finais abertos ao público, deixo isso por vocês decidirem se é positivo ou negativo e lembrando que isto pode ser mudado caso a segunda temporada seja uma sequência da primeira.
Já existe uma continuação, Super Danganronpa 2: Sayonara Zetsubo Gakuen, uma continuação direta do primeiro game, foi lançado para PS Vita. Já foi confirmado que o anime terá uma segunda temporada mas não se sabe se baseado no jogo dois ou se será uma continuação ou não da primeira temporada.
Bom, é isso aí galera, gostei demais de Dangan Ronpa e por enquanto, depois de Hunter x Hunter, foi o melhor anime que vi o ano inteiro. Espero ansioso pela segunda temporada. Espero que tenham gostado e se gostaram, assistam e vejam por vocês mesmos se o anime vale a pena ou não.
Mais informações »
Olá leitores do Sullivan Project, tudo beleza com vocês? Venho aqui trazer a segunda análise de hoje, do anime Dangan Ronpa Kibou no Gakuen no Zetsubou no Koukosei: The Animation (mas que nome exótico), ou simplesmente resumido a Dangan Ronpa The Animation. Lembrando aos leitores novos no blog, que meu objetivo na análise não é dizer se vale ou não a pena assistir o anime, e sim trazer a vocês os pontos positivos e negativos do anime para que vocês avaliem por vocês mesmos e decidam se vale a pena ou não assistir o anime.
Assisti Dangan Ronpa há duas semanas, não muito atrasado considerando que o anime é deste ano (2013), demorei quatro dias para assistir, são doze episódios ao todo e já foi confirmado uma segunda termporada, o anime é baseado em um jogo famoso de PSP. Bom, como é comum em nossas análises, vamos a parte wikipédia.
Momento Wikipédia:
Em dezembro de 2012, a revista Kadokawa Shoten Newtype anunciou que haveria um anime que seria a adaptação do jogo Danganronpa: Trigger Happy Havoc e se chamaria Dangan Ronpa: The Animation. Produzido por Leche e dirigido por Seiji Kishi, a série foi ao ar entre 4 de julho de 2013 e 26 de setembro de 2013 e foi transmitindo simultaneamente pela Funimation. O tema de abertura é "Never Say Never" por TKDz2b com rap fornecido por Jas Mace e Marchitect e Tribeca, enquanto o encerramento é "Zetsuboei: Hero Chiryoyaku" por Suzumu e Soraru.
Voltando a nossa análise:
Como puderam ler no momento wikipédia, o jogo é uma adaptação do game e bem fiel a ele, tem no total doze episódios e um tema de suspense/detetive e tem uma pegada uma bem "Game Survivor" estilo Mirai Nikki (só que os dois animes se distanciam por muitos outros motivos). Existem menos de vinte personagens no total e mesmo assim você consegue se apegar a todos eles, todos tem jeitos diferentes, muita personalidade e cada um com uma peculiaridade própria. O final, caso você não receba spoilers, surpreende muito e deixa o final aberto ao telespectador (ou talvez para uma possível segunda temporada).
Bom, diferente das outras análises, vamos começar falando sobre o enredo, pois já que é um anime, os pontos positivos e negativos farão bem menos sentido se não souberem o básico da história, como todos sabem, tento dar o mínimo de spoilers possíveis, pois bem, vamos lá:
Bom, a história começa com um colégio que reúne estudantes de elite em uma única classe. Para ser um estudante de elite, a pessoa tem um "talento" especial como ser super popular, super forte, super detetive, etc. Naegi, o protagonista, é convidado por ter super sorte e obviamente fica feliz decidindo aceitar o convite. Quando ele chega lá e está de frente pro colégio, recebe uma porrada na cabeça e desmaia, quando acorda, ele está num quarto totalmente trancado e somente com um bilhete que diz que haveria uma reunião as oito horas, ele está atrasado e sai do quarto e vai até o local da reunião.
Quando chega lá, há mais catorze estudantes de elite, eles também não entendem o que está acontecendo. Quando aparece um urso de pelúcia falante, que é meio branco e meio preto, tem olhos vermelhos e se chama Monokuma. Ele explica que a escola é totalmente trancada, e não tem como eles saírem dali... Nunca mais. A única maneira de o Monokuma deixar um deles sair, é ele se graduando, para se graduar, precisa se cometer um assassinato e não ser pego por isso. Após um assassinato, existe um "conselho de classe" que tem por objetivo analisar provas e dados e tentar achar o culpado, no fim, todos votam em quem acham ser o culpado, se a maioria dos votos apontar o culpado certo, ele é descoberto e morto, se a maioria apontar o errado, todos são mortos menos o assassino que se safa.
No começo, os alunos acham ridículos participar de algo assim mas Monokuma estimula de várias maneiras os assassinatos como ameaçar a família dos personagens e ameaçar contar o segredo mais obscuro de cada um.
Bom, como puderam ver, tem bastante o clima game survival com detetive, então vamos aos pontos positivos, negativos e neutros que é a parte principal da análise:
Pontos Positivos
1º - Enredo surpreendente e muito bom, você realmente fica vidrado em entender todo o mistério que cerca aquele colégio bizarro, você fica vidrado em saber qual será o próximo personagem a morrer e como será. E o mais importante, o enredo é muito imprevisível, difícil acertar o que vai acontecer ou quem vai morrer. Eu comecei assistindo para entender o que diabos era a daquele Monokuma e isso me fez ficar viciado no enredo.
2º - Personagens bom demais. Cansados daqueles personagens pastelões? Aqui tem personagens muito bons, claro, infelizmente também tem protagonista, Naegi resolve 80% dos casos quase sozinho, mas todos os personagens são muito bons, todos são muito diferentes um dos outros, com histórias boas e complexa. Adotei como meu personagem favorito o Togami Byakuya, ele é do melhor estilo badass e sempre muito frio, o tipo de personagem que eu gosto. E tenho certeza que mesmo entre tão poucos personagens (não chega nem a vinte), você acabará por escolher um favorito.
3º - Momentos detetives viciantes ao extremo. Lembram que comecei assistindo para entender o mistério do Monokuma? Isso mudou, o mais emocionante de assistir era esperar o tal "julgamento escolar" onde as pessoas juntariam provas e dados que tivessem do caso e precisariam acertar o assassino ou todo sairiam mortos e ele se safaria. Realmente vemos os casos mais variados e mais impossíveis serem resolvidos de formar muito épicas.
4º - Execuções fodas. Quando um assassino mata alguém mas é descoberto, ele terá que encarar a "Punição" de Monokuma, o mesmo vale para todos se tentarem acertar o assassino e errarem. Se tentarem atacar Monokuma, também serão mortos assim como quem quebra as regras.
As punições começam com o Monokuma tocando um grande botão vermelho, então a cena fica com gráficos do jogo de psp, o que é foda demais, e então começa, sempre de um jeito diferente mas relacionada ao talento especial de cada um, por exemplo, um super jogador de beiseball, pode ser amarrado a um tronco, e uma máquina que atira bolas de beiseball atira em uma velocidade incrivelmente insana mirando o jogador que será atingido brutalmente pela bola até ser morto, provavelmente por perda de sangue ou um órgão ferido.
Pontos Negativos
1º - Várias coisas mal resolvidas ou mal explicadas. O enredo é muito bom e os personagens cativantes mas parece que não hã esforço em se aprofundar nisso, sei que seria muito mais complicado mas gostaria mais de saber da vida de cada um, não só o talento e se ele vai ser morto. Por exemplo, no começo do jogo, estavam acontecendo poucos assassinatos e isto era chato para Monokuma, ele então estimula os alunos mostrando vídeos para eles onde pessoas ou coisas importantes para ele estavam mortos/em perigo. Vimos que para cada pessoa, isto é diferente, afinal, Naegi vê sua família feliz torcendo por ele, de repente a imagem muda e só está a sala da casa dele toda quebrada, revirada e cheia de sangue. Para a menina de cabelo azul que Naegi gosta, o que está em perigo é um grupo de cheerleaders a qual ela fazia parte. Só mostra deles, acho que seria muito bom ver o que o Byakuya Togami, herdeiro da família mais poderosa da cidade vê, por exemplo. Este é só um exemplo, tem vários de coisas mal explicadas ou mal aprofundadas.
2º - Censura que corta o clímax. Uma das coisas mais fodas com certeza é a execução dos personagens pelo Monokuma ou o assassinato por parte de outro aluno. É realmente broxante quando se tem um assassinato ou uma punição, vai mostrar o corpo com uma faca enfiada nele ou com a cabeça aberta ou algo do tipo, e é tudo infantil, com sangue rosa e não mostrando as partes boas. Não sei por que ele tem censura, provavelmente para atingir públicos de idade menor ou para vender uma versão blu ray depois sem censura.
Pontos Neutros
1º - Final aberto as pessoas. Relaxem, não terá spoilers do que acontece no final por que não acontece nada, simplesmente acaba um pouco antes de mostrar o que deveria acontecer, acredito eu que existam dois motivos para isso: Primeiro é deixar por parte do telespectador, criar seu final e deduzir o que aconteceu ou a segunda opção é que a segunda temporada deverá explicar o que aconteceu. Acho este segundo mais capaz já que o jogo dois é uma continuação direta do primeiro. Mas muitas pessoas gostam de finais abertos ao público, deixo isso por vocês decidirem se é positivo ou negativo e lembrando que isto pode ser mudado caso a segunda temporada seja uma sequência da primeira.
Já existe uma continuação, Super Danganronpa 2: Sayonara Zetsubo Gakuen, uma continuação direta do primeiro game, foi lançado para PS Vita. Já foi confirmado que o anime terá uma segunda temporada mas não se sabe se baseado no jogo dois ou se será uma continuação ou não da primeira temporada.
Bom, é isso aí galera, gostei demais de Dangan Ronpa e por enquanto, depois de Hunter x Hunter, foi o melhor anime que vi o ano inteiro. Espero ansioso pela segunda temporada. Espero que tenham gostado e se gostaram, assistam e vejam por vocês mesmos se o anime vale a pena ou não.