quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Análise - Grand Theft Auto V

----
    Olá leitores do Sullivan Project, tudo beleza com vocês? Venho aqui trazer a primeira análise de hoje, do game Grand Theft Auto V, para os íntimos, GTA V. Lembrando aos mais novos no blog, que meu objetivo na análise não é dizer se vale ou não a pena jogar/comprar tal game, e sim trazer a vocês os pontos positivos e negativos do game para que vocês coloquem numa "balança" e decidam por vocês mesmos se vale a pena gastar o dinheiro de vocês nisso ou não.

    Demorei a comprar o Grand Theft Auto V, que me lembre já era segunda semana de outubro, comprei para Playstation 3 e veio com o mapa de Los Santos junto, demorei cerca de 8 (oito) dias para zerar o game e até hoje não consegui alcançar os 100%. Bom, como é de praxe, vamos a parte wikipédia da análise.

Momento Wikipédia:

    Grand Theft Auto V é um jogo de videogame (também conhecido como: 'GTA V') de acção-aventura jogado em mundo aberto produzido pela Rockstar North, produtor de jogos no Reino Unido, e publicado pela Rockstar Games em 17 de Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. É o primeiro grande título da série Grand Theft Auto desde Grand Theft Auto IV (2008) e a continuação do universo fictício que foi introduzido nesse jogo. Um jogo extremamente antecipado, e depois de muita especulação, Grand Theft Auto V foi anunciado oficialmente em 25 de Outubro de 2011 e o vídeo de estreia lançado uns dias depois a 2 de Novembro de 2011.Décimo terceiro jogo da série (incluindo expansões), em Grand Theft Auto V a história decorre na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do Sul. Los Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Pela primeira vez na série Grand Theft Auto, em Grand Theft Auto V existem três protagonistas jogáveis: Michael, Trevor e Franklin. A história segue os seus esforços para planejar e executar seis grandes assaltos a acumular riqueza para si mesmos, além de seus conflitos particulares como homens de personalidades completamente distintas. Um modo multijogador online, também está incluído no jogo permitindo até dezasseis jogadores fazerem tarefas e missões cooperativas e competitivas dentro do cenário usado no modo historia.Os produtores visionaram Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de alguns dos seus projectos anteriores, como Red Dead Redemption e Max Payne 3. A produção começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV, e focou-se na inovação das mecânicas centrais da série ao dar ao jogador o controle de três protagonistas.    Grand Theft Auto V foi universalmente aclamado pela crítica especializada e pela comunidade de fãs pela sua história, os personagens, a apresentação e a jogabilidade em mundo aberto. Os sites agregadores de críticas GameRankings e Metacritic deram à versão PlayStation 3 97.01% e 97/100 e à versão Xbox 360 96.20% e 97/100, respectivamente, fazendo de Grand Theft Auto V um dos jogos mais bem avaliados de sempre. Um sucesso comercial, Grand Theft Auto V rendeu para a Take Two $800 milhões de receita nas primeiras 24 horas de vendas (batendo o recorde de Call of Duty: Black Ops II que tinha rendido $500 milhões), e $1 bilhão nos primeiros três dias, tornando-se assim o maior lançamento de sempre e o produto que mais rapidamente vendeu na industria do entretenimento.


Voltando a nossa análise:
    É isso aí, como vocês leram no momento wikipédia, o game é produzido pela toda poderosa Rockstar que só faz games fodas pra caralho; na minha opinião, os melhores jogos desta geração foram os exclusivos, os da Ubisoft e os da Rockstar. Como foram os antigos GTAs, o tema é relacionado a criminalidade, entretanto, diferente dos GTAs anteriores, tem um enredo muito mais bem trabalhado. Uma boa novidade do game foi a presença de 3 protagonistas dando muito mais liberdade e escolha ao jogador. Uma das coisas que fazem você se apaixonar pelo game são os personagens, não tem como não gostar de algum dos protagonistas e não tem como não sentir ódio dos antagonistas, é realmente mágico, muito bom.
    Como puderam ver na parte wikipédia também, o game foi aclamado pela crítica, como todos os GTAs anteriores foram e acredito fortemente que ganhará o VGX deste ano superando The Last of Us que é seu principal concorrente.
    Também surgiam algumas piadinhas que GTA V seria o motivo do adiamento de Watchdogs que não teria se sentido "preparado" para bater de frente com GTA. Eu particularmente concordo, eles quiseram antecipar para bater de frente com GTA e quando foram ver, a antecipação deixou muitas lacunas que deixaria o game ruim, que bom que foi adiado. Bom, agora como é a base de nossa análise, vamos aos pontos positivos, negativos e neutros:


Pontos Positivos: 


1º - Gráficos fodasticamente épicos. Eu particularmente acreditei que pegariam o mesmo gráfico de Grand Theft Auto IV que já era muito bom e dariam uma retocadas engana trouxa, mas com certeza não foi esse o caso, mexeram para valer no gráfico, transformaram digno de um game deste porte. Realmente é maravilhoso os detalhes, é maravilhoso nadar sem parecer artificial, é maravilhoso o movimento dos personagens e até a física estranha de se espatifar na parede que nem um retardado é realista. Não chega ao nível gráfico de um Last of Us ou um Beyond Two Souls claro, mas ainda assim é bom demais da conta, ainda mais para um jogo multiplataforma.

2º - Jogabilidade muito bem fluída, alguns detalhes ficaram bem mais mentirosos como por exemplo andar de carro onde você não voa para a morte pelo para-brisa quando dá qualquer batidinha com o carro. Não ficaram mais realistas, entretanto, ficaram menos frustrantes para o player o que torna o gameplay mais divertido claro. Os movimentos são bem livres e as expressões faciais são ótimas. Alguns detalhes são admiráveis também como quando você está conversando com alguém, bate o carro e a pessoa para a reclama, em GTA IV acabaria por aí e você perderia a conversa que estava acontecendo, em GTA V a pessoa retoma a conversa após bater, o que é legal demais. Esses detalhes que a Rockstar liga e as outras produtoras não que são fodas bagaray.

3º - Enredo foda mesmo sendo sobre criminalidade, como estamos acostumados, sempre é o mesmo tema em Grand Theft Auto mas com GTA V, não tem como achar o enredo meia boca, é foda demais. A forma como a trama se desenvolve, como você precisa saber o que acontece na vida de cada um e principalmente, como você precisa ver a evolução da relação entre os protagonistas.
    Somando isso ao fato de os antagonistas serem extremamente filhas das putas e você necessitar saber como eles morrem ou se safam, o enredo fica realmente foda bagaray. Talvez não seja tão complexo quanto o de GTA IV mas com certeza é menos enjoativo e mais surpreendente.

4º - Personagens extremamente cativantes, repito como disse lá em cima que realmente não tem como não gostar de algum dos protagonistas e não tem como não odiar os malditos antagonistas. Além de diversos personagens que passam pela história, secundários, importantes, figurantes que servem para morrer, etc. Para se ter uma ideia de como os personagens são realmente viciantes e fodas demais, meu personagem favorito da série Grand Theft Auto era o lendário Carl Johnson de Grand Theft Auto: San Andreas, depois de zerar GTA V, Carl Johnson mal se mantinha no meu top 5 personagens favoritos da série.

5º - Mais de um final a sua escolha, já tinha dito na análise de Beyond Two Souls e repito agora, um jogo com um final só é simples, mas um com vários finais é mágico, tem uma escolha tão importante a se fazer que definirá toda a sua experiência de game. Neste caso, temos três finais a sua escolha que poderão ser escolhidos na última missão, dois finais são extremamente tristes e um que possivelmente é o verdadeiro bem mais "leve" digamos assim. Como disse também em Beyond Two Souls, isso acrescenta muito valor ao enredo fazendo com que não seja linear, dê mais escolhas e liberdade a quem joga.

6º - Três pensam melhor que um, eu assim como 90% dos gamers achavam que este negócio de 3 (três) protagonistas não iria dar certo, iria ficar estanho e escroto mas o negócio é que simplesmente dá certo e trás várias vantagens com ele. Você pode mudar de um personagem para o outro durante a campanha no momento que você quiser, a tela irá se distanciar do mapa e depois se aproximará até o personagem que você escolheu, bem estilo Google Earth mesmo. Enquanto você joga com um personagem, os outros dois vivem sua vida normalmente e quando você mudar para eles, podem estar fazendo qualquer coisa. Por exemplo, você pode pegar o Michael jogando golfe, o Franklin comprando café ou o Trevor fugindo da polícia ou de calcinha no meio do deserto e bêbado (é sério). Só não dá para trocar de personagem quando se tem polícia atrás de você ou quando a missão não permite. E a maior vantagem de se ter três personagens é o leque de opções a mais que se abriu para o enredo como trabalhar a interação e relação entre eles e claro, fazer mais missões para cada um dando aos players, mais tempo de gameplay.

7º - A liberdade ao quadrado, dizem que as pessoas que mais tiveram liberdade ao longo da história foram os piratas, eu digo que são os que jogaram GTA V. Piadinhas a parte, o jogo realmente te dá muita liberdade, normalmente jogos que fazem isso tendem a ser enjoativos, precisa-se encontrar um equilíbrio na liberdade, entretanto, GTA não sofreu deste problema pela quantidade de coisas que tem para se fazer, para se completar 100% de game você pode precisar de 100 horas de gameplay só para se ter uma ideia. É realmente liberdade bagaray somada a bastante coisa para se fazer, simplesmente perfeito.

8º - Maior variedade da história de GTA, digo em armas, em carros, em motos, em motos d'água, em veículos especiais, aviões, roupas, lojas, coisas para se fazer, etc. Realmente são muitas coisas para se explorar e descobrir e muitas coisas para se testar. Comprar coisas online também é uma novidade muito boa além de ser muito legal ficar navegando pelo Life Invader, um tipo de facebook do jogo que é atualizado constantemente.

9º - Missões extremamente épicas, são aquelas missões super fodas que nem precisam ter algo mais do que divertir você pra cacete. A missão mais divertida que eu já havia jogado era a de queimar as plantações de maconha em Far Cry 3 e eu digo facilmente que houveram umas cinco a oito missões de GTA V que superaram ela. É realmente muitas coisas épicas como a de roubo a joalheria, roubo ao banco do deserto, guerra de agências, etc. O grande lance das missões fodas são os chamados "Golpes" ou Heist em inglês, são as missões que precisam de mini missões de preparações, antes de se fazer um golpe, você precisa até escolher uma equipe além dos protagonistas e pode escolher entre diversas táticas de como se completar a missão. As heists definitivamente são o grande barato do game.

10º - Tempo de jogo vale o dinheiro, consegui 85% do game quando parei de jogar e já tinha quase 80 horas de gameplay, para alguém que buscará os 100% poderá demorar umas 90 horas de gameplay, se não ver detonados ou localizações de coisas que precisa na internet, passará as 100 horas de game facilmente. Realmente algo raro de se ver hoje em dia, não sei vocês, mas eu fico com muita raiva de pagar 200 pilas num game que me proporcionará 5 a 8 horas de gameplay, é realmente muito frustrante, e GTA passa longe disso, o tempo de diversão que ele proporciona com certeza vale o dinheiro.

11º - Maior mapa da história dos games, realmente não tenho muito a dizer sobre isso, só vou deixar para vocês uma imagem que deve ilustrar bem o tamanho do mapa, veja a imagem.


Pontos Negativos: 

1º - Bugs, bugs e mais bugs. Foi a única coisa que consegui pensar para colocar como ponto negativo, mas sinceramente, em um jogo onde o mapa é maior que o de GTA: San Andreas, GTA IV e Red Dead Redemption juntos, não se podia esperar que não houvessem bastante bugs. Digo também que não sofri tanto de bugs durante o jogo e o nenhum me afetou a ponto de não conseguir completar uma missão por causa dele, pela grandiosidade e magnitude do jogo, acho até que isto pode ser desconsiderado.


Pontos Neutros: 

1º - Amadorismo da Rockstar em multiplayers, muitas pessoas consideram o GTA Online um lixo e muitos consideram legal pra cacete, a questão é que mesmo os que consideram legal pra cacete tem que admitir que não é nada tão espetacular, o ponto mais positivo é que o mapa do online é o mesmo do normal, grande pra cacete. Eu vejo que o maior problema é que por mais que se tenham bilhões de coisas para se fazer, acreditem ou não, ele ainda fica enjoativo depois de umas semanas, entretanto, jogar uma vez por semana com seus amigos é quase que obrigação e com certeza diversão garantida.



    Bom, chegando no final de nossa análise, vamos finalmente falar sobre o enredo tão cativante deste games, lembrando claro que tentarei dar o mínimo de spoilers possíveis e nada que afete muito a história entretanto, mesmo "peneirando" ao máximo ainda pode escapar uma coisa ou outra. Vamos lá:

    A história começa com um assalto a um banco em North Yankton, três pessoas explodem a porta da cofre e pegam o dinheiro, o alarme chama a polícia que vai em massa prender estes 3 assaltantes sendo que 2 são protagonistas (Michael Townley e Trevor Phillips). Um piloto de fuga espera os três que entram no carro e uma perseguição policial começa e resulta na morte do piloto. No plano, haveria um piloto de fuga esperando os três mas não havia e o terceiro (Brad) e Michael são baleados não deixando alternativa a Trevor que mesmo lutando muito, é obrigado a fugir.
    Então passam-se 10 (dez) anos desde aquele incidente e é mostrado que Michael está vivo e morando em Los Santos junto com sua família sob o nome de "De Santa". Ele fez um esquema com um agente corrupto do FIB (FBI do game) chamado Dave Norton, onde ele armaria um esquema ruim que foi o roubo de North Yankton, e simularia a própria morte, a maioria dos milhões do mundo do crime juntados por ele poderiam ficar com ele e ele viveria em paz com sua família. Trevor por sua vez nunca se perdoou pela morte de Michael e viveu uma vida de arrependimento por todos os acontecimentos. Decidiu como tentativa de fugir do passado, se mudar para Sandy Shores e lá começou um negócio de meta anfetamina.
    A história então muda para Franklin Clinton, que desde cedo entrou pro mundo do crime, mas não o mesmo de Michael e Trevor que eram profissionais e sim crimes de gangue e coisas onde o dinheiro não se concentrava, por isto, sempre viveu na parte pobre da cidade em uma casa que era metade dele e metade da tia chata dele. Tem um parceiro chamado Lamar Davis e juntos roubam carros para ganhar a vida. Em uma dessas "retomadas de posse", foi roubar o carro do filho de Michael e acabou com uma pistola apontada para sua cabeça, Michael brincou que Franklin poderia ir em sua casa tomar uma cerveja qualquer dia, Franklin aceitou e foi mesmo.
    Uma relação começou a ser criada entre eles, até que Michael acabou devendo 2.5 milhões de dólares para Martin Madrazo, o líder do submundo mexicano de drogas de Los Santos. Então ele se vê obrigado a voltar para o mundo do crime fazendo a única coisa que sabe para conseguir dinheiro e desta vez, recruta seu mais novo amigo que vê como filho, Franklin. Lester, antigo organizador de crimes, organiza um assalto a uma joalheria onde Michael, Franklin e alguns contratados conseguem cerca de 4 milhões de dólares, entretanto, a maioria é paga pagar Martin Madrazo, mas no assalto, Michael diz para o frentista uma de suas famosas frases de quando era criminoso com Trevor: "Você se esquece de milhares de coisas todos os dias cara, se esqueça dessa também". Entretanto, quando o crime foi ao ar, o frentista disse o que ouviu e Trevor ficou sabendo depois de 10 anos que seu antigo amigo estava vivo, ele logo se prepara e parte para Los Santos para cobrar de Michael explicações.
    No meio desse rolo todo, Dave Norton ressurge e começa a exigir que Michael faça coisas para o FIB senão será preso, o que causa uma nova rixa entre Michael e seus antigos "parceiros" do FIB e o novo líder de divisão, Steve Haines.

Vamos a parte final da análise, o preço:
    O game lançou a 2 meses e quase uma semana, na estreia estava por R$ 200,00 em mídia física e na PSN Brasileira e por U$ 60,00 na PSN americana. Hoje você encontra a mídia física por até R$ 160,00 sem ser usada e sendo usada, talvez por R$ 120,00 se souber pesquisar. Os preços da PSN continuam o mesmo. DLCs chegaram mas até agora a Rockstar disponibilizou todas de graça, mais como um patch do que DLC. Virão DLCs pagas claro como a que já vazou, de North Yankton.


    Bom, é isso galera, depois de Far Cry 3, este virou o melhor jogo que joguei nesta geração, sou suspeito para falar mas com certeza não é dinheiro mal gasto, jogo realmente incrível. Espero que tenham gostado e ainda hoje tem mais uma análise.


0 comentários:

Postar um comentário